Quinta-feira, 27 de Dezembro de 2007

Conclusão

É verdade que a clonagem é uma proposta tentadora; poder assumir o papel de Deus; criar vida de acordo com condições impostas por nós, é algo apelativo até para o menos ambicioso dos homens. Contudo, respeitamos a identidade de cada indivíduo; achamos que é inaceitável reduzir o conceito de ser humano a um produto – imagine-se uma fábrica de homens. Qual será o desenvolvimento psicológico desses seres? O homem, para além de ser um corpo, não deveria ser também um conjunto de pensamentos, crenças, características? É ridículo pensar que podemos reduzir a nossa própria espécie a uma indústria. E parece-nos ainda mais ridículo que, numa sociedade em que se clama haver igualdade de direitos, que uns homens possam criar e manipular outros, podendo seleccionar determinadas características; não obstante todas as preocupações biológicas que daí advêm. Isto lembra, alarmantemente, os princípios nazistas que desencadearam a II Guerra Mundial.

      Outro aspecto falacioso da clonagem é a clonagem terapêutica. Cremos que isto é um eufemismo para designar um processo que permite criar seres para que depois lhe sejam extraídos órgãos ou um processo que pretende fazer experiências em embriões para o mesmo fim – não será isto ainda mais cruel que a redução do homem a um produto?

      Acreditamos que os avanços da ciência permitirão no futuro usar células estaminais para “criar” órgãos que seriam extremamente úteis na cura de doenças, aumentando assim a qualidade de vida, mas, até que tal seja feito, pensamos que não é eticamente correcto criar um homem que será depois usado como “recurso natural” e, posteriormente morto.

publicado por Maravilhoso Material Inutil às 12:03

link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Beatriz costa a 10 de Outubro de 2013 às 14:35
Adorei essa conclusao!

Comentar post

.Trabalho realizado por

Ana Gil, Carina Gomes e Carolina Camacho.
Alunas de Biologia e Geologia II, na Escola Secundária D. Pedro I

.Navegação

. Introduçao

. Clonagem - Definiçao e Ti...

. Perspectivas - A Favor

. Perspectivas - Contra

. Citações

. Conclusão

blogs SAPO